Minha foto
Espaço de diálogo e socialização das diversas iniciativas realizadas no âmbito de ações e projetos da Universidade Federal do Pará, dando visibilidade aos movimentos de mudança e alargando para novas idéias e laboratórios de criatividade e cidadania. Pretende-se construir um ambiente interativo de partilha, que permita a disseminação de uma cultura da sustentabilidade, economia solidária e responsabilidade social.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Ação conscientiza contra o uso excessivo de copos descartáveis

O que podemos fazer para melhorar o mundo? Um exemplo simples é reduzir o consumo de copos descartáveis. Cada copo descartável que usamos para beber água ou café demora até 450 anos para se decompor no meio ambiente e, no Brasil, apenas 16,5% deles são reciclados.


Para tentar diminuir o uso excessivo de copos descartáveis na Universidade Federal do Pará (UFPA), o Projeto “Terceira idade na Amazônia: arte e cultura” promoveu na manhã desta terça-feira, 21, uma ação de conscientização sobre estes objetos.“Queremos sensibilizar os participantes do Projeto e as comunidades internas e externas da Universidade sobre os problemas gerados pelo uso de copos descartáveis.


Problemas que podem ser evitados se cada um trouxer de casa seu próprio copo”, explica Erika Matos, estudante de Turismo da UFPA e integrante do Projeto. Em todas as reuniões do Projeto “Terceira idade na Amazônia: arte e cultura” não se usam copos descartáveis. A ação é continua, “sempre colocamos cartazes e fazemos campanha boca a boca sobre o tema”, conta a estudante.Além de ações de educação ambiental como esta, o Projeto disc ute vários temas, como reciclagem, artes e cultura, além de direito e empreendedorismo.


Como integrante da Universidade da Terceira Idade (Uniterci), a ação é voltada para idosos e, a cada semestre, recebe 25 novos participantes. “Nos reunimos duas vezes por semana no Espaço ITEC Cidadão. Entre as atividades de que os idosos mais gostam, está o artesanato, que também é uma forma de reciclar materiais e de aumentar a renda dos participantes”, explica Karine Monteiro, estudante de Serviço Social da UFPA e integrante da Uniterci.Para os participantes do “Terceira idade na Amazônia: arte e cultura”, além do aprendizado, o Projeto promove a socialização entre os idosos.


“Nós conhecemos muita gente e, quando vamos para outros projetos, sentimos falta das colegas. Tem dias que chegamos aqui tristes, mas sempre saímos alegres”, conta Deuzarina Barbosa, de 83 anos. Maria de Souza, de 61 anos, conta que sente o mesmo em relação a todos os projetos da Uniterci. “Só este semestre, estou fazendo arte, informática e pintura em tecido e ainda quero cursar algumas disciplinas [da graduação] no próximo”, planeja.O Projeto da Uniterci vem sendo realizado por meio de parceria com o Instituto de Tecnologia, responsável pelos bosques do Campus Profissional da UFPA. A proposta, no segundo semestre, é ofertar, além de artesanato, oficinas sobre plantas medicinais, ampliando as ações em favor dos valores regionais, a partir da implantação de um jardim da saúde.



Uniterci - A Universidade da Terceira Idade é um projeto de extensão da UFPA que mantém seis subprojetos e desenvolve atividades de artes, educação, esporte e lazer para maiores de 60 anos, além de estar vinculado a pesquisas acadêmicas sobre o envelhecimento na Amazônia. Em setembro deste ano, o Uniterci completa 20 anos de funcionamento. Apenas o Projeto de “Terceira Idade na Amazônia: arte e cultura” já atua há dez anos na região e já atendeu mais de 200 idosos.



Serviço:



Projeto “Terceira Idade na Amazônia: arte e cultura” – Uniterci


Arrecadação de plantas ornamentais - Solicita doações de samanbaias, bromélias, orquídeas, ervas medicinais etc. para ornamentar o espaço ITEC criativo.


Voluntários - Também convoca todos que desejam ser voluntários nas atividades do Projeto.



Informações: convivência@ufpa.br / (91) 3201.7945



Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA


Fotos: Karol Khaled













2 comentários:

  1. ola eu so o charles aluno de administração gostaria que vocês entrassem em contato comigo pois posso conseguir doações de algumas mudas para o bosque o meu email é Tcharle_11@yahoo.com.br
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Pelo que li em vários sites o tempo de decomposição dos copos descartáveis é 100 anos e não 450.

    ResponderExcluir