Minha foto
Espaço de diálogo e socialização das diversas iniciativas realizadas no âmbito de ações e projetos da Universidade Federal do Pará, dando visibilidade aos movimentos de mudança e alargando para novas idéias e laboratórios de criatividade e cidadania. Pretende-se construir um ambiente interativo de partilha, que permita a disseminação de uma cultura da sustentabilidade, economia solidária e responsabilidade social.

sábado, 25 de junho de 2011

Diga NÃO ao copo descartável: faça a sua parte!

Temos informações suficientes dos danos econômicos e ambientais dos resíduos descartáveis, notadamente os “copos” que infestam nosso cotidiano. Os prejuízos dessa cultura perdulária são internalizados por toda a sociedade, pois a fabricação desses copos derivados do petróleo representa grandes emissões de carbono e outros gases que aumentam o aquecimento do planeta.


“Só nos EUA, a fabricação, o transporte e a reciclagem desses materiais produzem gases que se equiparam aos de uma frota de 1,3 milhão de carros durante um ano. Sem contar que cada copinho pode levar mais de 100 anos para se decompor na natureza. Mesmo que o copo jogado fora vá para o lixo reciclável, existem opções melhores, que contribuem para que o volume de lixo gerado desnecessariamente seja menor. As canecas são boas alternativas, certamente gerando impacto bem menor ao meio ambiente.


Para atenuar esse desperdício bastam algumas atitudes simples:


“Deixe uma caneca na mesa onde você trabalha ou estuda e tome água nela toda vez que tiver vontade. Empresas podem estimular a prática entre os funcionários. Se cada um levar a sua, a redução no gasto com copos plásticos já será considerável. Se no local onde você trabalha não há esse incentivo, comece por vontade própria. Carregue na bolsa ou mochila uma garrafinha de água. Mesmo que seja de plástico, você pode usar a mesma por muito tempo, sem precisar jogar fora” (http://super.abril.com.br)


"Seja a mudança que vc quer ver no mundo" - Mahatma Gandhi


Usando criatividade e senso de responsabilidade social, cada um pode fazer a sua parte. Vamos fazer essa mudança na UFPA!


Abaixo algumas idéias de canecas, com logo do nosso Blog.



(Clique nas imagens para ampliá-las)

Nenhum comentário:

Postar um comentário