Minha foto
Espaço de diálogo e socialização das diversas iniciativas realizadas no âmbito de ações e projetos da Universidade Federal do Pará, dando visibilidade aos movimentos de mudança e alargando para novas idéias e laboratórios de criatividade e cidadania. Pretende-se construir um ambiente interativo de partilha, que permita a disseminação de uma cultura da sustentabilidade, economia solidária e responsabilidade social.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Campanha sobre separação do lixo ganha hotsite

MDS/MMA

Descrição: Foto Campanha sobre separação do lixo ganha hotsite

Na página, será possível acompanhar a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, um conjunto de metas que irá contribuir para a eliminação dos lixões (até 2014) e instituir instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual e municipal

08/07/2011

Aída Carla de Araújo

Está no ar, desde sexta-feira (8/7), o hotsite separeolixo.com do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A iniciativa faz parte de uma série de medidas que visam sensibilizar a sociedade para o grave problema da destinação do lixo no Brasil. No hotsite, as pessoas poderão acompanhar de perto a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), um conjunto de metas que irá contribuir para a eliminação dos lixões (até 2014), e instituir instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual e municipal.

O hotsite dará suporte à campanha nacional - Separe o lixo e acerte na lata - que está sendo veiculada nos principais meios de comunicação. O site será alimentado periodicamente e contribuirá com a mobilização social de separação dos resíduos sólidos. Serão divulgadas informações que estimulem a reciclagem, valorizem o trabalho dos catadores e destaquem as ações do programa de erradicação da miséria voltadas para geração de emprego e renda às famílias desses trabalhadores.

Essas mudanças de atitudes colocam o Brasil em patamar de igualdade aos países que mais se preocupam com o meio ambiente. Navegando pelo hotsite você irá conhecer mais da riqueza ambiental e social do lixo, aprender a forma correta de separação dos resíduos sólidos e entender melhor sobre os impactos no meio ambiente, a prática do consumo consciente e a importância da redução do volume de lixo.

Um comentário:

  1. Prezados(as),

    Observando a “Campanha Separe o Lixo e Acerte na Lata” veiculada na TV aberta, achei uma “boa sacada” dar ênfase nas possibilidades de geração de emprego e renda para famílias de baixa renda a partir da contribuição que o conjunto da sociedade, a população, pode dar ao realizar ações básicas como, separar resíduos orgânicos de inorgânicos para serem entregues à coleta do lixo. Esta ação parece-me mais simples e mais próxima do nível de “consciência ambiental” da maioria das famílias brasileiras; do que as valorosas, porem pouco abrangentes e mais dispendiosas, propostas de “reciclagem do lixo à nível de coleta seletiva”. “Consciência ambiental”, “Cultura da sustentabilidade” representa “processo histórico” e, estruturalmente e conjunturalmente, a sociedade brasileira parece ainda encontrar-se no estágio da “éco-alfabetização”.

    O Prof. Jairo Brasil da UPIS Brasília escreveu um texto: “Por que digo não a reciclagem” onde ressalta que é “comemorável” nossos índices de reciclagem de alumínio, plástico e papel, mas faz-nos o seguinte questionamento - “Não estaria na hora de deixarmos a reciclagem de lado e pensar de forma mais profunda os outros “erres” da educação ambiental”. Penso que deixar a reciclagem de lado não seria uma opção acertada, mas dentro do atual contexto brasileiro de tentativa de implantação de uma “sustentabilidade atrasada”, poderíamos ter melhores resultados investindo em uma “educação ambiental universalizante” sintonizada com a realidade educacional, social e econômica do povo brasileiro onde o foco seria Reduzir e Reutilizar. Opções fundamentais para a implementação de um novo padrão societário, sustentável.

    Pena que a campanha está tendo pouco espaço na programação das Tv’s.

    Abraços Fraternos,

    Juramir Oliveira
    UFPA/HUJBB
    juramirampliar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir