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Espaço de diálogo e socialização das diversas iniciativas realizadas no âmbito de ações e projetos da Universidade Federal do Pará, dando visibilidade aos movimentos de mudança e alargando para novas idéias e laboratórios de criatividade e cidadania. Pretende-se construir um ambiente interativo de partilha, que permita a disseminação de uma cultura da sustentabilidade, economia solidária e responsabilidade social.

domingo, 22 de maio de 2011

ARTIGOS

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS VERSUS CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL




Análise elaborada na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, UFPA




Por Grupo de Estudos em Consciência e Educação Ambiental (GECEA).



Membros: Maria Ludetana Araújo, Rodrigo Silvano Silva Rodrigues, Amanda Letícia Batista da Silva, Ana Carla Bezerra dos Santos, Ariani Samara Oliveira de Souza, Keyt Oliveira Gonçalves, Layse Teixeira Pinheiro, Raquel Helen Melo Dias e Rennara Zaranza Dias de Oliveira.




A Coleta Seletiva é a principal ação para o gerenciamento de resíduos sólidos na Universidade Federal do Pará; é um programa de separação e recolhimento dos resíduos gerados, contribuindo aos princípios de gestão ambiental estabelecidos pela Agenda Ambiental da Administração Pública, e destinação às cooperativas ou associações de catadores de materiais recicláveis, como determina o Decreto Federal n° 5.940/2006, ampliando assim o contexto para Coleta Seletiva Solidária.



A Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, Campus Guamá, Estado do Pará, Região Amazônica, cidade de Belém, pertencente aos bairros do Guamá e Montese, abrange área de 4.500.000 m², com estimativa populacional média diária de 40.572 pessoas entre estudantes, servidores e visitantes, deste modo gera diariamente um considerável volume de resíduos.



O objetivo deste trabalho foi mostrar os problemas causados pela falta de sensibilização ambiental, quando se desenvolve um programa de gerenciamento de resíduos onde os protagonistas são os usuários, e não os gestores.



A educação ambiental estimula a percepção com uma análise crítica do espaço físico de cada indivíduo e para que haja uma sensibilização ou conscientização do meio é necessário primeiramente perceber o espaço no qual se está inserido e analisá-lo de forma crítica quanto ao seu uso pela sociedade, refletindo e buscando uma mudança de postura para uma harmonia entre a relação homem-meio ambiente.



No caso da Cidade Universitária a falta de sensibilização ambiental dos usuários causa problemas ao gerenciamento de resíduos. Embora com a implantação da Coleta Seletiva Solidária, houve a preocupação de orientar a comunidade para o melhor uso dos Locais de Entrega Voluntária (LEV), através de ciclos de palestras e reuniões por parte da Prefeitura da UFPA estimulando a participação e a sensibilização ambiental. Sempre se soube que devido a dimensão da comunidade universitária, a tomada de consciência e a sensibilização da população com relação ao meio ambiente são grandes ferramentas para o êxito do projeto, porém há necessidade de mudanças de atitudes duradouras.



Para efetuar a análise da eficácia do programa de Coleta Seletiva Solidária, foi efetivado um estudo bibliográfico na Prefeitura da UFPA e inspeções nos locais de entrega voluntária (LEVs).



Os LEVs estão distribuídos entre os setores da Cidade Universitária, o setor Básico, Profissional, Esportivo e Saúde, que possuem 19, 7, 1 e 3 LEVs, respectivamente. Por meio do desenvolvimento de um estudo anterior, realizaram-se inspeções nos 29 LEVs, durante quatro semanas, no final da tarde, para apontar a ocorrência das destinações inadequadas dos resíduos e também verificar a má localização de alguns LEVs.



Foram montadas equipes de alunos para uma melhor eficiência no monitoramento dos Locais de Entrega Voluntária, que se dividiram entre os respectivos setores, tendo o rodízio das mesmas em todo período de duração do monitoramento. Com base em anotações feitas em cada inspeção, uma tabela foi elaborada mostrando as irregularidades em porcentagem de cada contêiner.



Após quatro semanas de inspeção nos 29 Locais de Entrega Voluntária, notou-se 100% de disposições incorretas em alguns contêineres, assim como foram diagnosticados problemas na infraestrutura da coleta seletiva devido a ações imprudentes de indivíduos da comunidade local.



A disposição incorreta diminue o custo-benefício nos processos realizados nas cooperativas de catadores, como a triagem que quando realizada nos resíduos que tem vários materiais diferentes exige maior mão de obra e tempo.



No caso da disposição incorreta dos resíduos observou-se que é discriminada a cor e o material a ser depositado na respectiva cor, porém mesmo com essas especificações os usuários descartam os resíduos no coletor em desacordo com a sua descrição.



Quanto aos LEVs danificados constatou-se que os usuários estão utilizando os coletores de maneira indevida, pois estes possuem tampas com alça requerendo cuidados ao ultilizá-los. Houve um caso em que o LEV fora totalmente inutilizado e retirado do ponto, o que acaba por comprometer o projeto inicial da CSS tendo em vista que foi realizado um estudo prévio pela Prefeitura da UFPA a fim de contabilizar o número total de contêiner suficiente para comportar os resíduos gerados no Campus. Notou-se também que mesmo a Cidade Universitária obtendo amplos estacionamentos há usuários que estacionam veículos nos locais destinados aos contêineres dificultando o acesso e a visão, fato que inibe consideravelmente o funcionamento correto do sistema de CSS.



A eficácia do sistema de CSS está diretamente relacionada à sensibilização ambiental, dessa forma para o funcionamento adequado do programa é indispensável que ela seja disseminada nos usuários, através do reforço permanente do programa de educação ambiental que oriente e faça um trabalho de acompanhamento, a fim de estimular a correta utilização da coleta seletiva, pois ao depositar o resíduo no local inadequado o processo é prejudicado, pois reacende a necessidade de um galpão de triagem, além de propiciar a contaminação dos resíduos, impossibilitando a reutilização e o manejo desses entre os catadores.



Educação Ambiental gera Consciência Ambiental que nos leva ao Desenvolvimento Sustentável. Siga essa idéia!

2 comentários:

  1. Uma pequena contribuição: De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, no documento intitulado "Cartilha A3P" disponível no sítio eletrônico do referido órgão, a gestão adequada dos resíduos gerados passa pela adoção da política dos 5R’s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar. Logo, deve-se primeiramente pensar em Reduzir o consumo e combater o desperdício para só então destinar o resíduo gerado corretamente.
    Dessa forma não concordo com a afirmação no início do artigo: "A Coleta Seletiva é a principal ação para o gerenciamento de resíduos sólidos na Universidade Federal do Pará", pois a Prefeitura por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente realizou campanhas relacionadas ao 1º e 2º "erres".
    Como fazem parte de um Grupo de Estudos em Consciência e Educação Ambiental, sugiro incluir nos próximos artigos, pois não há como falar em desenvolvimento sustentável e gestão de resíduos sem mudança de posturas e hábitos de consumo vivendo um ritmo de vida de uma sociedade cujo sistema é capitalista.
    Em contextos de Universidades Brasileiras a UFPA não é a única que não dispõe de mecanismos adequados para o gerenciamento de seus resíduos. A idéia é avançar sempre mais, e como se sabe o processo de educação ambiental é lento...
    Acredito que a união faz a força e é muito bom saber que existam grupos de educação ambiental na UFPA interessadas em contribuir com esse processo.
    Me coloco a disposição, por meio da Coordeadoria de Serrviços Urbanos da Prefeitura da UFPA, para que juntos possamos trabalhar em propostas construtivas rumo a uma Cidade Universitária Solidária e Sustentável.
    Att.;
    Jaqueline Sarmento
    Engenheira Sanitarista e Coordenadora de Serviços Urbanos da Prefeitura da UFPA.
    Membro da Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFPA
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local - PPGEDAM/NUMA/UFPA.

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  2. Jaqueline.

    Agradecemos a contribuição!

    No blog foi postado um resumo do trabalho, porém, na realização do trabalho entrevistamos alguns membros que participaram da implantação do projeto, e sua colocação sobre os princípios dos "erres" ficou muito clara, assim como a realização de campanhas educativas e a fins.

    Afirmamos ser a “principal ação”, pois para a engenharia fica bem clara a idéia de medidas não-estruturais e medidas estruturais, porém a comunidade geral muitas vezes não dispõe desta visão. Concordo, também, sobre o processo lento de educação ambiental. Perguntamos para cerca de 200 Estudantes que se afirmaram como preocupados com questões ambientais, sobre a coleta seletiva solidária, aproximadamente 85% afirmaram notar a presença dos LEV’s, porém, destes, apenas aproximadamente 15% afirmam se sentirem afetados pelas campanhas educativas (através das frases nos LEV’S, dos cartazes espalhados pela Cidade Universitária, etc. Até porque com as palestras é muito difícil alcançar a todos). Daí o termo “principal ação”, pois é a estrutura visível e funcional, as campanhas são necessárias, mas podem não ser tão incisivas quanto a presença estrutural da coleta seletiva.

    Temos certeza que o sistema de coleta seletiva solidária é viável, ele é um grande passo da UFPA perto de muitas instituições que ainda não tomaram nenhuma iniciativa quanto ao assunto. Ainda sim, acreditamos que os usuários são os protagonistas dessa história, como é afirmado no texto: “problemas causados pela falta de sensibilização ambiental quando se desenvolve um programa de gerenciamento de resíduos onde os protagonistas são os usuários, e não os gestores”.

    Estamos juntos nessa causa, vamos buscar melhorias para que a Cidade Universitária seja cada vez mais Solidária e Sustentável! Buscamos isso porque reconhecemos a importância dela em nossas vidas!

    Muito Obrigado!

    Rodrigo S. S. Rodrigues
    Graduando do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA/UFPA.
    Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/UFPA.
    Presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental - CAESA.
    Membro do Grupo de Estudos em Consciência e Educação Ambiental – GECEA.

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